domingo, 15 de julho de 2012

Recém Chegados

Uma amiga iluminada volta e meia nos relembra de que faz muito pouco tempo que abandonamos o tacape, a caverna, a sobrevivência baseada na força bruta para domínio de território, alimento, prole e parceiro.

Que ainda com muita facilidade rosnamos para defender a própria existência. Instinto amigdaliano, que se apresenta antes de passar pela razão. Obviamente em várias situações ele está adequado e nos protege de fato.

Mas passo a passo talvez, com atenção e cuidado, seja possível escolher entre reforçar, erguer ou baixar a guarda. Como tudo que vai contra a natureza humana, processo que exige vigilância constante.

Experimente contar para um conhecido menos "trabalhado" sobre um projeto seu. 95% das vezes a primeira reação é a refuta, a crítica, a tentativa de impor superioridade hierárquica. Projetos, idéias e mudanças são ainda vistos como ameaça ao status quo; e, portanto ameaçadoras. 

Lembro disso sempre que ouço a música "O Mundo" do Capital Inicial, pense em iniciar um projeto inovador e sinta esta metáfora:

"Tire agora os sapatos 
  Jogue tudo pro alto,
  Sinta o chão.
 Aprender a andar descalço 
 Num mundo de asfalto e sem coração
 Até que o mundo gire ao seu redor."

Nenhum comentário: